Notícias 13, Jun, 2017

Enfermagem Veterinária

Conheça aqui a "voz" da Licenciada Stéphanie Monteiro

A Enfermeira Veterinária Stéphanie Monteiro, diplomada da licenciatura em Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre está atualmente a trabalhar na Suíça na Clínica Veterinária Vetmidi SA em Saint Prex e Etoy e quis partilhar connosco a sua experiência fora do país e deixar aos atuais alunos de Enfermagem Veterinária o seu testemunho.

Está numa clínica de animais de companhia, onde trabalha também com os NAC'S (Novos Animais de Companhia) e, segundo ela "tem sido fantástico". Tem aprendido muito e evoluído a cada dia, tem presenciado e auxiliado em muitas cirurgias inovadoras e as suas funções passam pela receção e atendimento ao cliente, gestão de stock's, auxílio nas consultas, análises clínicas, monitorização e auxílio nas cirurgias, tratamento de animais hospitalizados, preparação dos animais para a cirurgia e a sua recuperação. 

Na foto, a Stéphanie está a auxiliar numa esterilização laparoscópica numa cadela e o atendimento a um paciente de clientes portugueses a viver na Suíça, segundo ela, muito frequente. Já tinha conhecimentos da língua, mas o facto de falar constantemente o dia inteiro só francês fez com que se “desenvencilhasse" para aprender o mais possível. Aprende muito e todos os dias cada vez mais. Novas técnicas, casos novos e diferentes fazem com que pense que escolheu a profissão certa, tendo a ESAE e sobretudo os seus docentes, contribuído para a tornar na profissional que é hoje.

Ter feito parte da grande família que é a ESAE e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) foi um grande orgulho e que está retratado numa das letras da Tun'Ameixas:

“Somos agrários com devoção

Fazer da terra o grão

É nossa filosofia

(…)

No Nordeste alentejano

Produzir não é problema

Faremos da região e

Da escola o nosso lema

(…)”

A Stéphanie termina o seu testemunho deixando antes uma palavra de apoio a todos os estudantes que saem agora à procura de oportunidades profissionais: nunca desistam dos vossos sonhos, pois mesmo que demore tempo a persistência é a nossa maior amiga e mostra o quão fortes nós somos. 

Para a ESAE é muito gratificante ver os diplomados da ESAE no desempenho das suas funções de modo tão profissional e dedicado, manifestando gosto no seu trabalho e evoluindo profissional e pessoalmente.