Notícias 01, Out, 2020

Agricultura Sustentável: entrevista ao Prof. Francisco Rodrigues

Publicamos parte da entrevista feita pela jornalista Emília Freire ao Prof. Francisco Mondragão Rodrigues e publicada no Jornal de Negócios sobre a agricultura e o seu futuro, uma atividade cada vez mais tecnológica e precisa.

Enquanto coordenador do primeiro e único Mestrado em Agricultura Sustentável em Portugal, revela que o curso tem sido procurado todos os anos -desde a sua criação em 2007/2008-, por quem pretende evoluír mais, o que se tem traduzido numa valorização profissional e na procura destes mestres por parte das empresas do setor.

"Foi o primeiro mestrado em Agricultura Sustentável que surgiu em Portugal e tem funcionado consecutivamente desde o ano letivo 2007-2008, "uns anos com menos alunos e outros com mais. Este ano tivemos muita procura, talvez porque tanto a sustentabilidade com a agricultura estão na ordem do dia", considera o coordenador do mestrado, adiantando "e há cada vez mais empresas a procurarem os mestres do nosso curso".

O plano de estudos sofreu algumas alterações em 2012 "de forma a adaptá-lo às temáticas mais atuais: introduzimos unidades curriculares de Produção Integrada Vegetal e PI Animal; uma unidade de Modo de Produção Biológica e outra de Agroecologia e incluímos a Agricultura de Precisão numa unidade curricular que se chama Inovação Tecnológica, que aborda também outros temas, e temos ainda unidades de Auditoria e Controlo Ambiental", afirma Francisco Mondragão-Rodrigues. "Temos também unidades de Uso e Conservação de Solo, Rega e Gestão da Água e Gestão Florestal Sustentável."

O ciclo de estudos encontra-se dividido num curso de especialização constituído por um conjunto de 12 unidades curriculares obrigatórias (um ano letivo) e um estágio/projeto/dissertação (um ano letivo), funcionando em horário pós-laboral à sexta-feira à tarde e ao sábado.

Como a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) vai avaliar o curso em 2021, "estamos a preparar nova atualização dos conteúdos programáticos para refletir de forma mais clara a Agenda 2030 das Nações Unidas, nomeadamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e também as duas estratégias na União Europeia - From Farm to Fork e a Estratégia para a Biodiversidade", adianta o professor". 

A entrevista pode ser lida na íntegra aqui.
Mestrado em Agricultura Sustentável

#politecnicodeportalegre #esae #agriculturasustentavel

Foto: Jornal de Negócios